8 tendências das mídias sociais para 2012

É um bom momento para discutir as tendências para o próximo ano. Aqui está o que acredito que deve estar no seu radar.

  1. Relatórios para todos os stakeholders. Na conferência PRSA deste ano, tive uma conversa interessante com Dan Tisch, que é o presidente da Global Alliance. Ele disse que alguns países, como a Austrália, respondem a todos os seus stakeholders. Isso significa que eles não estão apenas fazendo reuniões com investidores, mas mostrando os resultados para funcionários, clientes, prospects, influenciadores e mais. Isso se tornará uma tendência, especialmente quando os princípios da contabilidade estão buscando incluir a percepção da marca como parte do balanço da empresa. 
  2. Convergência da TV social. Não assisto a televisão, mas existe algo interessante acontecendo com os apps, como o Get Glue. Voce pode fazer o “check in” em um programa de TV e então ter conversas com pessoas em todo mundo sobre o que está acontecendo, e ouvir o que os outros estão dizendo. Ele funciona para musicas e filmes também. Além disso, se os boatos forem verdade e o último projeto do Steve Jobs era o iTV, isso será imenso no ano que vem. 
  3. Integração de todas as disciplinas. Isso é um pouco egoísta da minha parte (lançarei um livro sobre isso), mas a integração será crucial no ano que vem. Hoje falamos sobre mobile, social, marketing, relações publicas, publicidade, mala direta, e-mail, atendimento ao consumidor e vendas, como se eles estivessem trabalhando em silos. Mas 2012 é o ano em que eles precisam se integrar. O atendimento ao consumidor não consegue fazer seu trabalho se não conversar com vendas. O setor de vendas precisa da ajuda das relações publicas. E o mobile não consegue viver sem o marketing. Você verá todas essas disciplinas trabalhando juntas, como se elas estivessem em um circulo, não em silos. 
  4. Resultados. Se você não estiver medindo seus resultados, em dólares e centavos, você deve perder o emprego em 2012. Para fazer isso de maneira eficiente, você precisara aprender sobre marketing, gerenciamento de produtos e contabilidade básica (integração, integração, integração). 
  5. E-mail marketing. Por mais que eu adoraria que o e-mail morresse, cerca de 107 trilhões de e-mails foram enviados em 2010. Ele não irá a lugar nenhum, embora a maior parte de nós (como vendedores) tenha se esquecido dele. Ele não é a novidade brilhante, e é um tipo de indigestão antiga (acho que li que ele está celebrando 40 anos). Mas ainda é bastante eficaz. Todo mundo usa e-mail. Nem todo mundo usa redes sociais ainda. 
  6. Comércio social. Outro dia eu estava na loja da Apple e fiz o check in no Foursquare. Ele me perguntou se eu queria pagar usando o app da Apple. Hum, sim! Especialmente porque era domingo e havia milhões de pessoas lá. Então baixei o app da Apple, escaneei o código de barra, ele me deu o total e eu apertei OK. Ele tirou o valor diretamente da minha conta do iTunes, me enviou o recibo por e-mail, e eu estava pronta para ir embora. O Starbucks faz isso usando seu telefone e seu scanner na registradora. Você verá mais disso no ano que vem. 
  7. Novas redes sociais. Eu sei, eu sei. Precisamos de outra rede social como precisamos de um buraco nas nossas cabeças. Mas existem algumas plataformas legais, como o Pinterest, que estão ganhando tração. Na verdade, recentemente eu estava navegando no meu stream do Facebook e eu vi que o Samuel Gordon Jewelers estava tendo seu primeiro concurso no Pinterest: “Pin To Win.” Ainda é muito cedo para ver qualquer resultado, mas tenha certeza de que estou prestando atenção ao que eles (e outros) estão fazendo com isso e outras novas redes sociais. 
  8. Da impressão para o tablet. Recentemente, eu estava navegando na loja de app do George (meu iPad) e eu encontrei o Catalogue. Ele armazena todos os seus catálogos em um app útil em que você pode navegar a qualquer momento. Ele também recomenda catálogos que você deveria estar lendo, baseado nas suas preferências. Minha mãe e eu discutimos seus méritos. Ela gosta da sensação tátil de virar as páginas. Eu acho que ele é muito ecológico e adoro que eles tenham tudo em um só lugar. Você verá uma grande transição da impressão indo para o tablet em 2012. 

⁂ Texto original em inglês de Gini Dietrich, disponível em http://www.ragan.com/Main/Articles/44045.aspx 

Por iMasters em 23/12/2011

Leia no iMasters aqui.