É um bom momento para discutir as tendências para o próximo ano. Aqui está o que acredito que deve estar no seu radar.
- Relatórios para todos os stakeholders. Na conferência PRSA deste ano, tive uma conversa interessante com Dan Tisch, que é o presidente da Global Alliance. Ele disse que alguns países, como a Austrália, respondem a todos os seus stakeholders. Isso significa que eles não estão apenas fazendo reuniões com investidores, mas mostrando os resultados para funcionários, clientes, prospects, influenciadores e mais. Isso se tornará uma tendência, especialmente quando os princípios da contabilidade estão buscando incluir a percepção da marca como parte do balanço da empresa.
- Convergência da TV social. Não assisto a televisão, mas existe algo interessante acontecendo com os apps, como o Get Glue. Voce pode fazer o “check in” em um programa de TV e então ter conversas com pessoas em todo mundo sobre o que está acontecendo, e ouvir o que os outros estão dizendo. Ele funciona para musicas e filmes também. Além disso, se os boatos forem verdade e o último projeto do Steve Jobs era o iTV, isso será imenso no ano que vem.
- Integração de todas as disciplinas. Isso é um pouco egoísta da minha parte (lançarei um livro sobre isso), mas a integração será crucial no ano que vem. Hoje falamos sobre mobile, social, marketing, relações publicas, publicidade, mala direta, e-mail, atendimento ao consumidor e vendas, como se eles estivessem trabalhando em silos. Mas 2012 é o ano em que eles precisam se integrar. O atendimento ao consumidor não consegue fazer seu trabalho se não conversar com vendas. O setor de vendas precisa da ajuda das relações publicas. E o mobile não consegue viver sem o marketing. Você verá todas essas disciplinas trabalhando juntas, como se elas estivessem em um circulo, não em silos.
- Resultados. Se você não estiver medindo seus resultados, em dólares e centavos, você deve perder o emprego em 2012. Para fazer isso de maneira eficiente, você precisara aprender sobre marketing, gerenciamento de produtos e contabilidade básica (integração, integração, integração).
- E-mail marketing. Por mais que eu adoraria que o e-mail morresse, cerca de 107 trilhões de e-mails foram enviados em 2010. Ele não irá a lugar nenhum, embora a maior parte de nós (como vendedores) tenha se esquecido dele. Ele não é a novidade brilhante, e é um tipo de indigestão antiga (acho que li que ele está celebrando 40 anos). Mas ainda é bastante eficaz. Todo mundo usa e-mail. Nem todo mundo usa redes sociais ainda.
- Comércio social. Outro dia eu estava na loja da Apple e fiz o check in no Foursquare. Ele me perguntou se eu queria pagar usando o app da Apple. Hum, sim! Especialmente porque era domingo e havia milhões de pessoas lá. Então baixei o app da Apple, escaneei o código de barra, ele me deu o total e eu apertei OK. Ele tirou o valor diretamente da minha conta do iTunes, me enviou o recibo por e-mail, e eu estava pronta para ir embora. O Starbucks faz isso usando seu telefone e seu scanner na registradora. Você verá mais disso no ano que vem.
- Novas redes sociais. Eu sei, eu sei. Precisamos de outra rede social como precisamos de um buraco nas nossas cabeças. Mas existem algumas plataformas legais, como o Pinterest, que estão ganhando tração. Na verdade, recentemente eu estava navegando no meu stream do Facebook e eu vi que o Samuel Gordon Jewelers estava tendo seu primeiro concurso no Pinterest: “Pin To Win.” Ainda é muito cedo para ver qualquer resultado, mas tenha certeza de que estou prestando atenção ao que eles (e outros) estão fazendo com isso e outras novas redes sociais.
- Da impressão para o tablet. Recentemente, eu estava navegando na loja de app do George (meu iPad) e eu encontrei o Catalogue. Ele armazena todos os seus catálogos em um app útil em que você pode navegar a qualquer momento. Ele também recomenda catálogos que você deveria estar lendo, baseado nas suas preferências. Minha mãe e eu discutimos seus méritos. Ela gosta da sensação tátil de virar as páginas. Eu acho que ele é muito ecológico e adoro que eles tenham tudo em um só lugar. Você verá uma grande transição da impressão indo para o tablet em 2012.
⁂ Texto original em inglês de Gini Dietrich, disponível em http://www.ragan.com/Main/Articles/44045.aspx
Por iMasters em 23/12/2011
Leia no iMasters aqui.