Software Pirata representa 47% de uso no Brasil e isso não é nada bom

Acabaram de sair os novos resultados da pesquisa que trata sobre Softwares Piratas, realizada pela BSA | The Software Alliance, que avalia globalmente o uso irregular de licenciamento de programas. O Brasil teve uma pequena redução de 3 pontos percentuais se comparado ao ano de 2013, mas ainda está longe de um cenário adequado quando comparamos com países da América do Norte e Europa Ocidental.

 

software_pirata_brasil

Na pesquisa podemos observar os seguintes destaques:

  • Os gestores de TI estimam que cerca de 15% dos funcionários instalam por conta própria softwares nos ativos da rede, porém quando perguntam diretamente aos funcionários, o índice passa para 26%,  sem que a equipe de TI fique ciente.
  • Setores bancários, de seguros e valores imobiliários que cobram aderência de seus fornecedores a uma série de normativas de controle acabam tendo até 25% de uso irregular de licenças em seus próprios ambientes, de acordo com números globais.
  • A pesquisa constatou que 58% por cento dos usuários compartilham credenciais para serviços de software na nuvem e que cerca de 10% compartilham suas credenciais com pessoas que não pertencem a organização.

Mas a preocupação com o uso de softwares piratas não se restringe apenas a questão financeira, diante o risco de atuação e aplicação de multas por um órgão fiscalizador, o maior problema está nos riscos operacionais que este tipo de adoção pode causar para as organizações:

  • Os CIOs declararam que a maior preocupação deles é a perda de dados associada a esse tipo de incidente de segurança.
  • Os CIOs também afirmaram que o uso de softwares legítimos e totalmente licenciados é um motivo crucial para evitar ameaças de seguranças.
  • 60% dos funcionários citam que o risco de segurança está associado a softwares não licenciados e que isso é um motivo crucial para o uso de versões legítimas e totalmente licenciadas.

Se observarmos o volume de softwares não licenciados utilizados por empresas brasileiras que por vários motivos mal administram seus ativos de TI é que o nível de exposição é gigantesco e em tempos de ataques cada vez mais especializados e rentáveis, como sequestro de dados por exemplo, é fato que muitas organizações no país passarão por algum tipo de incidente de segurança causado por essa má gestão nos próximos anos.

A própria BSA aponta que a redução deste tipo de risco se dá com a utilização de soluções de Gestão de Ativos, que possam identificar alterações de software no ambiente e que permita a correta contabilização das licenças utilizadas na empresa. Manter o inventário de computadores e softwares em uma planilha é algo impensável atualmente, diante de tantas demandas que sobrecarregam as equipes de TI. É necessário a adoção de soluções que possam otimizar a coleta deste tipo de informação e entre algumas opções de mercado, posso pessoalmente recomendar a solução nacional ADOTI com a qual trabalho há mais de 5 anos e tenho acompanhado seu constante desenvolvimento, suprindo todas essas deficiências citadas. E se alguém quiser conhecer um pouco mais sobre o ADOTI, é só clicar no banner abaixo ou entrar em contato conosco pelo site, pois tenho certeza que profissionais envolvidos com a área de infraestrutura e suporte de TI ficarão surpresos com a quantidade de funcionalidades que o ADOTI pode dispor ao seu ambiente de rede.

banner_adoti_abr2013_v1

Fontes consultadas: BSA | The Software Alliance

Imagens: Wikimedia

Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec