Uma famosa clínica de cirurgia plástica de Londres teve dados roubados pelo grupo de hackers denominados The Dark Overlord, famoso por zombar de suas vítimas, além de extorqui-las em troca de não divulgação de informações. Neste caso, a ameaça está na divulgação de fotos de pacientes em diversas situações durante o processo operatório realizado pela clínica.
O jornal britânico The Daily Beast afirma em sua página que um integrante do grupo de hackers encaminhou provas da invasão realizada na clínica London Bridge Plastic Sugery – LBPS, que incluía segundo a reportagem, fotos em alta resolução de procedimentos em genitais masculinos e femininos, além de alguma exibirem os rostos dos pacientes. Ainda segundo a reportagem, foram terabytes de dados capturados durante a invasão na rede da clínica.
O grupo afirma ter além das fotos, dados cadastrais dos pacientes, incluindo membros da família real britânica. Provavelmente artistas famosos também devem estar na lista de vazamento, uma vez que a clínica era frequentada por pessoas tidas como celebridades na mídia.
Fato é que esse tipo de extorsão só deve aumentar nos próximos anos e o que estamos vendo ocorrer lá fora, em breve deverá ser visto por aqui também. Não é segredo que muitas instituições médicas, sejam elas hospitais, clínicas ou laboratórios de exame não protegem adequadamente os dados sensíveis de seus clientes, até porquê não há uma lei e muito menos fiscalização no Brasil que puna de forma severa empresas que passam por incidentes similares a este e se olharmos para o noticiário nacional, podemos ver que eles ocorrem com certa frequência.
Extorsão e chantagem em troca de não divulgação de dados que possam comprometer os negócios de uma organização é apenas mais um tipo de “Sequestro Digital”, um dos muitos termos que acabaram ganhando destaque com os recentes ataques de ransomware, mas é óbvio que outros tipos de ameaças surgirão e se não tivermos uma legislação que trate com seriedade a proteção dos dados pessoais de consumidores, estaremos sujeitos a passar por uma onda de incidentes nos próximos anos e quem vai pagar o pato, somos nós que confiamos a estas empresas, os nossos preciosos dados.
Fontes consultadas: The Daily Beast / The Register
Imagens: Pixabay
Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec