Aedes Aegypti ataca computadores no Brasil

Em um momento em que surgem diariamente novidades a respeito da recente epidemia de Zika Virus, Febre Chikungunya e Dengue, cibercriminosos aproveitam-se da curiosidade, da falta de informação e da preocupação das pessoas para criarem mensagens de e-mail com diversas notícias sobre o assunto, incluindo boatos e SPAM’s.

O mais recente caso e que assim como o mosquito, vem se espalhando pelo país é um SPAM que faz referência ao site Saúde Curiosa trazendo o seguinte título na mensagem: “ZIKA VIRUS! ISSO MESMO, MATANDO COM ÁGUA!”.

zika-virus-spam

No conteúdo da mensagem, o polêmico tema trata sobre a declaração de um doutor chamado André Luis Soares da Fonseca que defende outra tática no controle de infestação do mosquito. Para complementar a chamada da reportagem, aparecem dois botões com maiores informações sobre o assunto, só que ao serem clicados habilitam a instalação de um malware armazenado na plataforma de armazenamento virtual Dropbox. A ameaça foi identificada pela empresa de segurança Symantec com o nome JS.Downloader e de acordo com a análise da ameaça, ela permite que outros programas maliciosos sejam copiados para o sistema infectado.

A recomendação é nunca abrir mensagens de remetentes desconhecidos, não clicar em link presentes em mensagens eletrônicas sem ter absoluta certeza da sua origem, manter o computador com as últimas atualizações do sistema em dia e utilizar uma solução de segurança contra vírus e outros malwares.

 

banner_fsecure_mar2016_v1

 

Fontes consultadas: Notícias ao Minuto / Canaltech

Imagens: Ihabitat / Canaltech

Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec