Atualização do Windows 10 causa um novo bug

E mais uma vez usuários do sistema operacional Windows estão sendo afetados por um bug após a realização de uma atualização lançada no Windows Update. Agora a falha consiste em perda de conexão com a rede causada por interferências no serviço de DHCP, impedindo que o sistema receba automaticamente as configurações da rede como endereço IP, gateway e DNS.

Diversos sites de tecnologia apontam a atualização KB3201845, lançada no dia 09 de Dezembro como a responsável pela falha no serviço que atinge os sistemas operacionais Windows 10 e Windows Server 2016, porém como em servidores o mais comum é usar o endereço IP fixo, a percepção da falha atingiu mesmo os usuários de notebooks e desktops.

Como resolver o problema?

Até ontem, não havia uma correção disponibilizada, mas agora os usuários já podem baixar uma nova atualização identificada como KB3206632 que corrige a falha atual, porém caso não seja possível atualizar ou se o seu computador estiver desconectado da Internet devido a falha, o site de suporte da Microsoft recomenda tentar executar essas instruções para obter novamente um endereço IP automaticamente:

  1. Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Prompt de comando, pressione e segure (ou clique com o botão direito do mouse) em Prompt de comando e selecione Executar como administrador > Sim.
  2. No prompt de comando, execute os seguintes comandos na ordem listada e verifique se isso corrige o problema de conexão:
    • Digite netsh winsock reset e pressione Enter.
    • Digite netsh int ip reset e pressione Enter.
    • Digite ipconfig /release e pressione Enter.
    • Digite ipconfig /renew e pressione Enter.
    • Digite ipconfig /flushdns e pressione Enter.

update_falha_windows_10

Se não funcionar, recomendamos que você configure um IP fixo no computador afetado ou faça uso de outro computador para efetuar o download do KB3206632 na página de catálogo de update do Windows disponível AQUI, depois execute no computador afetado e reinicie o sistema. A falha no serviço de DHCP deverá ser corrigida.

Este é um claro exemplo do porque nem sempre é recomendável deixar o update automático nos computadores dos usuários, principalmente em uma rede corporativa. O processo mais seguro para manter a disponibilidade do ambiente é que qualquer update seja de alguma forma testado antes pela equipe de TI responsável pelo suporte aos usuários, pois assim, caso seja detectado algum bug ou interferência no funcionamento do sistema, o problema ficará restrito a um número reduzido de computadores. Claro que isso não evita 100% dos incidentes de indisponibilidade após uma atualização, mas minimiza os riscos de uma paralisação generalizada na empresa e é uma recomendação básica de normas de segurança da informação como a ABNT NBR ISO/IEC 27002 que deveria ser seguido por todos os profissionais de TI.

 

Fontes consultadas: Tudo Celular /  Olhar Digital

Imagens: ABCTec

Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec