Essa semana o grupo Anonymous informou que além da execução do ataque DDoS (Distributed Denial of Service) que foi iniciado no dia 21 de abril e que deixou inacessível diversos serviços hospedados no domínio anatel.gov.br, também permitiu que a base de dados da instituição fosse acessada pelos atacantes, como prova o grupo em uma mensagem divulgada no repositório Ghostbin:
MENSAGEM À ANATEL
Queremos deixar uma mensagem ao ilustre Sr. (fala merda) Presidente da Anatel, João Rezende: Isso é uma pequena amostra do que nós podemos fazer.
O site da Anatel foi hackeado e nós temos o seu banco de dados em nossas mãos. Por enquanto, vamos apenas expor parte dessas informações para mostrar
que não estamos aqui de brincadeira. Vocês devem ter notado que o site da Anatel também ficou fora do ar por algum tempo devido à ataques de negação
de serviço (DDoS). Pois bem, estamos aqui para EXIGIR uma internet digna, e que a Anatel cobre um serviço justo das operadoras. A Anatel deve defender
o consumidor e exigir melhorias no serviço e na infraestrutura das operadoras, pois já pagamos caro por um serviço de péssima qualidade.
“Gente que joga online gasta muita internet, critica presidente da Anatel”
Que tal jogar o nosso jogo, huh!?
Que os jogos comecem…
AVISO:
Operadoras, preparem-se, pois vocês serão as próximas vítimas!
GVT/Vivo, Oi, Claro, Tim, NET e todas as outras, ouçam: Vocês estão na nossa mira!
Porque, afinal de contas, quem manda na internet somos nós!
Tudo começou quando o presidente da ANATEL, João Rezende, iniciou uma série comentários favoráveis a respeito da movimentação de um grupo de operadoras de telefonia (Vivo, NET, OI) que pretendem limitar o pacote de dados trafegados mensalmente, com taxas muito abaixo das praticadas em outros países, sem mencionar que possuímos um dos piores serviços de banda larga do mundo, como já provado por testes como da organização AKAMAI e com custo muito acima do que a ONU considera justo para incentivar a inclusão digital no país.
Usuários e diversas entidades civis estão reagindo contra essa limitação apoiada pela ANATEL e algumas reportagens já citam a possibilidade de investigações no órgão envolvendo essas e outras ações que supostamente favoreceriam as operadoras no país.
Até o fechamento desse artigo, o site da ANATEL continuava instável em virtude dos ataques DDoS.
Fontes consultadas: @anonopsbrazil / Capital Digital / Olhar Digital
Imagens: @anonopsbrazil
Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec