Mais de 8 milhões de usuários no Brasil tiveram seus dispositivos afetados pelo novo golpe que está sendo aplicado na rede social Whatsapp. É o que indica o levantamento realizado pela empresa de segurança PSafe, que está acompanhando essa nova tentativa de ataque que utiliza como isca uma falsa pesquisa da rede de supermercados Carrefour para coletar uma série de informações de eventuais clientes.
Segundo especialistas da PSafe, o golpe está dividido em 4 etapas:
1.Os cibercriminosos enviam a diversos grupos e contatos de Whatsapp um link para realização de uma suposta pesquisa do Carrefour que permitirá concorrer a um vale compra no valor de R$ 500,00;
2. Ao clicar no link, o usuário precisa responde algumas perguntas referentes ao seus hábitos de consumo, em telas bem estruturada com o logotipo da empresa;
3. Respondida a pesquisa, o usuário é orientado a compartilhar com os seus contatos o link da pesquisa;
4. Finalizando o golpe, o usuário precisa preencher em uma nova tela algumas informações pessoais que provavelmente serão utilizadas pelos criminosos para enviar novos links que podem conter aplicativos maliciosos, relacionados com a falsa pesquisa:
Como muitos dispositivos ainda não utilizam antivírus e a falta de um grande trabalho de conscientização junto aos usuários, golpes simples como este têm um potencial enorme de serem executados com sucesso e com certeza cada vez mais o crime organizado irá se aproveitar desse tipo de vulnerabilidade para obtenção de lucro fácil.
Fontes consultadas: PSafe / Tecmundo
Imagens: Pixabay / Carrefour
Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec