Nesta sexta-feira, 01 de julho foi publicada na página do Facebook do Grupo Anonymous Brasil uma mensagem informando que diversos computadores da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, foram sequestrados com o uso de um ransomware em mais uma ação organizada da #OpOperadoras que busca fazer com que a agência mude seus planos de permitir a franquia de dados das operadoras de telefonia e internet, o que prejudicaria os consumidores desses serviços.
Este é mais um de uma série de ataques que a ANATEL vem sofrendo e se for confirmado o uso de ransomware, não haverá alternativas aos administradores que não seja o pagamento do resgate para a liberação da chave de criptografia ou então a restauração do backup de todos os computadores afetados, pois este tipo de ataque é praticamente irreversível.
A agência não se posicionou até o momento para explicar a real situação dos seus ativos, mas com base nas últimas ações do Grupo Anonymous, é provável que o ataque tenha ocorrido com sucesso. Logo abaixo, publicamos o texto do grupo de hackers:
“Depois de ter o site derrubado por uma semana…
Depois de hackear a base de dados da agência…
Depois de sofrer #exposed de toda a diretoria e gerencia…
Eis que hoje, dia 1 de julho de 2016, inauguramos uma nova fase nas ações hackativistas pela liberdade da informação no Brasil.
Há algumas horas, diversos computadores da Anatel previamente identificados como alvos estratégicos por Anonymous sofreram um ataque de Ransomware, cujo objetivo é cobrar da agência uma posição firme, imutável e permanente sobre o fim da franquia de dados na internet fixa.
Para quem não sabe, Ransomware é um tipo de “vírus” que sequestra e criptografa totalmente o PC da vítima, exigindo uma senha para desbloqueá-lo. Não há nenhuma maneira conhecida, até hoje, para quebrar essa senha.
Nos últimos anos, os ataques de Ransomware foram utilizados para fins lucrativos. Crackers enviavam o vírus para empresas e grandes corporações, exigindo um valor de resgate para a senha que desbloqueia seus arquivos.
No entanto, como nós somos uma ideia que luta por justiça, e não por dinheiro, estamos exigindo que a Anatel tome uma atitude e proíba de forma definitiva o limite de franquia para a internet fixa, desejo das grandes operadoras.
Nós temos a senha para a libertação dos PCs infectados da Anatel, e a tornaremos pública somente após essa questão ser devidamente resolvida, e que a internet fixa no Brasil seja verdadeiramente livre e ilimitada.
Com @AnonOpsBrazil
Nós somos Anonymous.
Nós não perdoamos.
Esperem por nós.”
Fontes consultadas: Anonymous Brasil / Olhar Digital
Imagens: Anonymous Brasil
Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec