Falha no Twitter expõem senhas de usuários em texto puro

O Twitter está notificando todos os seus mais de 330 milhões de usuários para que troquem imediatamente suas senhas, pois devido a uma falha não muito bem explicada, constataram que servidores armazenavam arquivos de logs contendo senhas descriptografadas, ou seja, em texto puro.

De acordo com um comunicado visível a todos os usuários que se conectam no Twitter, a falha ocorreu em ambiente interno da empresa, mas não especifica a quanto tempo essa falha estava ocorrendo e nem quantos usuários podem ter sido afetados. Abaixo a transcrição do aviso:

Quando você define uma senha para sua conta do Twitter, usamos uma tecnologia que a oculta para que ninguém na empresa possa vê-la. Recentemente, identificamos um bug que armazenava senhas não ocultadas em um log interno. Nós consertamos o bug, e nossa investigação não mostra nenhuma evidência de violação ou uso indevido. Por termos excesso de cautela, pedimos que você considere alterar sua senha em todos os serviços em que usou essa senha.

Por isso, não pense duas vezes, realize imediatamente a troca de sua senha para evitar maiores transtornos e se essa credencial for utilizada em outros serviços na internet, é importante que a senha também seja substituída. Usar o mesmo usuário e senha para diversos serviços é um comportamento de risco, pois basta que um único serviço apresente falha ou seja violado, todos os outros serviços estarão vulneráveis também.

Falando em comportamento seguro com senhas, recomendo a leitura do artigo explicando a importância de usarmos um Gerenciador de Senhas, clicando no link abaixo:

COMO VOCÊ GUARDA SUAS SENHAS? SEJA HONESTO.

 

Fontes consultadas: Hackread / IGN

Imagens: Pixabay

Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec