Golpe de atualização de boletos bancários

Mesmo tendo o cartão de crédito como principal meio de pagamento em compras realizadas na Internet, muitos brasileiros ainda fazem uso do boleto bancário como alternativa, principalmente pelas possibilidades de negociação entre cliente e fornecedor e por sua taxas reduzidas.

De olho nisso, criminosos têm investido na publicidade de páginas falsas que fornecem serviços de atualização de boletos vencidos, um tipo de facilidade que auxilia e muito o devedor que queira quitar rapidamente sua dívida, de forma simples e gratuita.

De acordo com um levantamento realizado pela empresa de antivírus ESET, o golpe ocorre quando a vítima realiza uma pesquisa na Internet e acaba sendo induzido a clicar nas primeiras páginas que aparecem com link patrocinado, ou seja, os criminosos estão pagando para terem suas páginas em destaque em alguns buscadores. É claro que nem todas as páginas em destaque são falsas, mas está cada vez mais difícil distinguir quais empresas são lícitas e quais são utilizadas para aplicar o golpe.

golpe_boleto

A equipe do laboratório do ESET realizou testes com dois sites que geravam boletos atualizados, com base nas informações digitadas pelo usuário, como nome do sacado, nome do cedente e código do título vencido. Após isso, o usuário tinha acesso a um novo boleto, mas com alterações no código que direcionavam o pagamento para outro banco e outra conta.

A recomendação é realizar este tipo de operação diretamente na fonte que originou o boleto, manter instalado uma solução de segurança como antivírus que contenha pelo menos algum filtro de páginas suspeitas e principalmente a atenção do usuário com as informações que são cedidas e coletadas em serviços na Internet, principalmente aqueles que se dizem gratuitos.

Fontes consultadas: ESET

Imagens: ESET

Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec