SD-WAN (do inglês, software-defined wide area network) é uma abordagem de arquitetura de redes que habilita a comunicação entre pontos distantes. Na prática, é uma forma de virtualização das redes WAN (wide area network).
A diferença está em que a SD-WAN utiliza software para gerenciar as conexões de longa distância. Algumas características:
- Dispensa o uso de hardware dedicado (roteador) em cada filial;
- Gerencia todos os locais a partir de um único ponto;
- Determina a forma mais eficiente de disponibilizar os recursos de rede;
- Cria links seguros entre endpoints, redes corporativas, servidores e datacenters.
Muitas empresas se perguntam “o que é SD-WAN?” ou “quais são as vantagens do SD-WAN?” para usar esse tipo de abordagem na distribuição de seus links de rede.
Por isso reunimos alguns motivos essenciais:
Ao centralizar todos os links, SD-WAN torna mais simples o gerenciamento de banda. E por ser definido por software, você conecta diferentes locais de forma mais rápida, já que o gerenciamento é central, ou seja, a partir de uma única interface de administração. Isso significa, criar comunicação entre filiais, datacenters, infraestruturas na nuvem, aplicativo SaaS sem dificuldade.
Outra vantagem: evita-se a necessidade de configurar roteamento em cada ponto de sua rede, seja o escritório central, filiais, clientes finais ou usuário remoto. Essa é uma das razões que torna o SD-WAN oferece melhor custo-benefício.
Mas o principal motivo de barateamento é a flexibilização do uso de conexões do Multiprotocolo Label Switching (MPLS). Este é um tipo de conexão legada das redes WAN, que pode ser até 70% mais cara do que as conexões com a internet, em alguns casos. Adicione a isso o fato de que seu gerenciamento é mais complexo e demanda mais horas de equipe de TI, o MPLS torna as conexões em redes de longa distância mais caras.
Na medida em que você consegue escolher entre diferentes tipos de conexões e diminuir a complexidade de gerenciamento, o custo cai. Em resumo, dentro deste aspecto, o SD-WAN:
- Diminui o custo com manutenção de hardware em cada local;
- Diminui o custo por serviço de instalação e manutenção de hardware;
- Oferece suporte há diversos tipos de conexões (3G, 4G, DSL, cabo), podendo utilizar aquela cujo custo é mais eficiente em cada caso;
- Diminui horas de equipe em cada local, configurando equipamentos de borda.
Como resultado das vantagens acima, o serviço SD-WAN oferece melhor desempenho de rede. Além disso, o fato de ficar posicionado na borda da sua rede colabora muito para definir a melhor rota a partir de critérios pré-estabelecidos pela equipe de TI.
Vale destacar que as conexões definidas por software oferecem mais estabilidade e também diminuem os riscos de inatividade, pois ao administrar diversos links, o SD-WAN resolve problemas de latência, perda de pacotes (que resultam em perda de produtividade) etc., oferecendo alta disponibilidade de forma igualmente simples.
Além de custo e desempenho, o SD-WAN habilita mais segurança. Isso porque o serviço pode ser integrado a controles de segurança de tráfego, como oferecido pelo BLOCKBIT UTM. Esse aspecto permite submeter todas as requisições a avaliação de regras de firewall, IPS, ATP etc.
No quesito segurança, uma vantagem clara é que todo tráfego será inspecionado com capacidade de inspeção de criptografia. Ou seja, as requisições de comunicação com a sua rede serão analisadas por capacidade de inspeção SSL e, por outro lado, toda comunicação entre filiais será protegida pelo mesmo recurso.
Em resumo, SD-WAN oferece melhor qualidade dos serviços de rede com custo-benefício mais claro. É isso que as empresas precisam, certo?
Se você quiser saber mais sobre como aproveitar estas vantagens, fale com os nossos especialistas.
A ABCTec é revenda autorizada Blockbit
Tel: (11) 4393-2400
E-mail: contato@abctec.com.br
Fontes consultadas: Blockbit / ABCTec
Imagens: Blockbit / ABCTec
Texto: Blockbit / ABCTec