No dia 29 de agosto, estivemos em um café da manhã organizado pela Associação dos Gestores de Recursos Humanos (AGERH), debatendo sobre o papel estratégico da área de RH nos projetos de Segurança da Informação nas organizações.
A palestra foi apresentada pelo consultor Roberto Henrique, Analista de Segurança da Informação na ABCTec, que atua fortemente com os profissionais da setor de Recursos Humanos, especialmente durante a criação e disseminação de políticas e procedimentos de segurança que precisam ser atendidos por todos os colaboradores.
O tema “Segurança da Informação” está cada vez mais presente nos noticiários, na política e nas salas de aula, alcançando diferentes perfis de público, mas quando procuramos tratar este assunto dentro das organizações, normalmente somos direcionados para a área de TI (Tecnologia da Informação). Há uma falsa percepção que este tema esteja relacionado apenas com dispositivos eletrônicos e aplicativos digitais, quando, na verdade, depende muito mais de processos e de pessoas. E isso torna o RH, um parceiro estratégico para o sucesso de um projeto de segurança que precise atender requisitos de normas, leis e regulamentações, tais como:
- Norma ABNT NBR ISO 27001
- Padrão de Segurança PCI DSS
- LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados
A tendência é que a área de Segurança da Informação se torne independente da área de Tecnologia, tendo autonomia e maior facilidade de interação com os demais setores da organização, como se faz necessário com o setor de Recursos Humanos.
Deixamos o nosso agradecimento especial à diretoria do AGERH, pela compreensão da importância deste tema aos seus associados.
Fontes consultadas: ABCTec / AGERH
Imagens: ABCTec / AGERH
Texto: Comunicação – ABCTec