Por quanto você venderia suas senhas de trabalho?

De acordo com uma recente pesquisa, por menos de R$ 4.000,00 alguns funcionários estariam dispostos a fornecerem suas credenciais de acesso utilizadas no trabalho, uma média de valor que pode ser facilmente oferecido por qualquer criminoso interessado em obter informações sobre a empresa para realizar algum tipo de ataque, podendo causar grandes prejuízos.

A pesquisa global realizada pela empresa de segurança SailPoint realizada com 1.000 entrevistados constatou que 1 em cada 5 funcionários venderiam suas senhas a qualquer pessoa que oferecesse alguma recompensa, sendo que 44% destes funcionários cederiam por menos de US$ 1.000,00. Avaliando o total de entrevistados, isso significa que 88 pessoas estão sujeitas a este tipo de comportamento, o que mostra falta de comprometimento com a segurança das operações da empresa, mas os problemas não param por ai.

Também constataram que 2 terços dos funcionários compartilham as suas credenciais com colegas do trabalho e que cerca de 65% dos entrevistados utilizam a mesma senha para acessar outros sistemas, fatos estes que por si só já expõem a empresa a uma série de graves riscos.

Fechando a pesquisa, foi possível obter outro dado alarmante: 42% dos funcionários informaram que ainda obtinham acesso aos sistemas da empresa após sua demissão, algo muito comum e que encontramos constantemente em nossos trabalhos de revisão de políticas de segurança da informação, pois não há uma interação entre as áreas, especialmente entre os setores de Tecnologia e Recursos Humanos.

Fontes consultadas: Olhar Digital / Market Watch

Imagens: Google Images (autor não identificado)

Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec