Primeira Semana de Tecnologia e Gestão no campus Paulista

[row enable_animation=”false” seqspeed=”150″][column size=”8″ offset=”0″ hideipad=”false” hideiphone=”false” fadein=”false” scale=”false” position=”none”]De 30 de março a 01 de abril, o campus Paulista realizou a Primeira Semana de Tecnologia e Gestão. Na ocasião, foram oferecidas seis palestras com renomados profissionais da área, proporcionando aos acadêmicos um maior contato com a realidade profissional e de empregabilidade. O evento teve organização do corpo docente dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação e Redes de Computadores, e contou com a participação de aproximadamente 470 alunos.

Com início no dia 30 de março, os discentes puderam apreciar a apresentação do profissional especializado em Segurança da Informação da empresa Itaú-Unibanco, Masaaki Murakami. Ele explanou acerca de mercado de trabalho, busca de vagas de emprego, dinâmicas das empresas na busca de profissionais, entrevistas e exames médicos.

Masaaki também expôs dicas de como o profissional deve se portar, o que as empresas esperam de um bom profissional neste mercado tão competitivo, a necessidade de se manter sempre atualizado e quanto o ensino formal e as novas buscas de conhecimento podem ajudar na etapa da vida profissional dos estudantes.[/column][column size=”4″ offset=”0″ hideipad=”false” hideiphone=”false” fadein=”false” scale=”false” position=”none”][/column][/row]Em seguida, o profissional da empresa Palestras e Conteúdo, Hugo Santos, abordou o tema A comunicação nas empresas. Com um enfoque leve e muito bem humorado, o palestrante exibiu exemplos de como a comunicação se processa nas corporações, os problemas que uma comunicação ruim pode trazer, ferramentas de autoconhecimento e conhecimento do outro, para que a comunicação nas empresas se processe de forma assertiva e ajude os profissionais a obterem melhores resultados.

No dia seguinte, o analista de Segurança da Informação da empresa ABCTec, Roberto Henrique, tratou dos perigos que existem na utilização das redes sociais. Atualmente, com utilização maciça, as redes sociais criam situações e vulnerabilidades, muitas vezes não claras aos usuários.

A visão trazida por Roberto instruiu os participantes a escolherem melhor como usar essas ferramentas e não serem prejudicados pela inabilidade de manuseio. “Na atualidade não podemos virar as costas para estes recursos, por outro lado a utilização responsável se faz imperativa, assim asseguram-se segurança e confidencialidade de suas informações pessoais”, ressaltou.

Na sequência, o empresário e diretor executivo da Associação Brasileira das empresas de TI – ABRAT, Celso Simões, apresentou um paralelo entre a necessidade de informatização das corporações e como criar facilidades de processo.

O evento foi finalizado no dia 01 de abril, com uma palestra focando o entendimento dos conceitos da nova lei anticorrupção, que foi ministrada pelo especialista em auditoria e lei anticorrupção, Nilton Santos. Os conhecimentos do orador trouxeram aos discentes subsídios importantes para carreiras em formação.

Logo após, o delegado e especialista em crimes virtuais, José Mariano, enfatizou sobre o estágio atual da investigação de cibercrimes. Mariano, com vasto conhecimento neste tipo de investigação, além de fazer um histórico da evolução destas ocorrências, também esclareceu como alguns desses acontecimentos prejudicam as operações, dando dicas de como preveni-las.