Mesmo após dois anos do anúncio oficial do fim do suporte da Microsoft para o sistema operacional Windows XP, ainda é grande o número de computadores que utilizam essa versão, de acordo com as informações da organização que pesquisa os principais sistemas utilizados no mundo, Netmarketshare.
Os últimos números apontam que o Windows XP é o terceiro sistema mais utilizado, atrás somente do Windows 7 e Windows 10, conforme podemos observar no gráfico abaixo:
É interessante observar que ele supera o uso de versões do Windows 8 e até a soma de plataformas Linux e Mac OS identificadas pela coleta da Netmarketshare. O risco para os usuários dessa versão desatualizada é que qualquer vulnerabilidade detectada de abril de 2014 até hoje não está corrigida pelas atualizações do fabricante, ou seja, mesmo que o computador possua soluções de segurança como antivírus ou um firewall, ele estará sujeito a essas ameaças e como sabemos as soluções de segurança por si só não garantem a proteção efetiva do sistema. As correções lançadas em cada atualização do sistema reduzem a possibilidade que ataques como os conhecidos “Zero Days” sejam realizados com sucesso.
Outros artigos já indicavam que bancos e indústrias eram os principais locais de utilização das versões do Windows XP, por possuírem aplicações específicas que dependiam dessa versão para poderem continuar operando. Administradores responsáveis por ambientes nessa situação devem se cercar de diversas medidas paliativas até que as migrações para sistemas operacionais atualizados sejam liberadas.
A situação é grave, uma vez que a Microsoft domina o ambiente de desktops e quando uma pesquisa como essa aponta valores na casa dos 10 %, pode ter certeza que estamos tratando de milhões de computadores desatualizados. E na sua empresa, qual é o cenário? Você possui inventário do seu ambiente computacional?
Para uma gestão efetiva dos seus ativos e de suas licenças, recomendo a solução ADOTI. Clique no banner abaixo para maiores informações:
Fontes consultadas: Netmarketshare.com / PPLWare
Imagens: Netmarketshare.com
Texto: Roberto Henrique – Analista de Seg. da Informação – ABCTec