Telefônica – Um Exemplo

A companhia espanhola Telefônica é um grande exemplo – exemplo de como NÃO CONDUZIR UMA EMPRESA.

Apesar do louvável processo de privatização do setor das telecomunicações, a Telefônica, lastreada por um quase-monopólio é um típico exemplo de como NÃO CONDUZIR UMA EMPRESA: péssimo produto (veja as linhas telefônicas, canal E1- da qual a ABCTec é vítima freqüente, Speedy, etc), péssimo atendimento, descaso com o cliente/consumidor, descumprimento de contrato, atendentes ignorantes, despreparadas, desmotivadas, mal educadas, enfim, é exatamente tudo aquilo que não deveria acontecer a uma empresa que se preze (isso sem divagar sobre o tempo que perdemos aguardando uma dessas ineficazes atendentes em nos atender e depois derrubar a linha – será que só acontece comigo?).

Coberta por uma margem de lucro astronômica, com tarifas estratosféricas e pelo conforto de não ter concorrentes diretos, a Telefônica se cerca de incompetência e de gestores irresponsáveis e completamente desprovidos de comprometimento com o cliente.

É assim que temos sido vítima de constantes quedas no canal digital de telefonia E1, onde, na aquisição a anos atrás, foi garantido solução de atendimento em até 4 horas, até porque um único link E1 compromete TODAS as 30 linhas nela incorporadas. Infelizmente sem maiores surpresas, verificamos que as 4 horas de prazo para solução viraram, como mágica, 4 horas para INICIAR o atendimento técnico e 24 horas para solução (onde NUNCA se resolve nem neste prazo) demonstrando mais uma vez, absoluta falta de respeito e compromisso com os contratos, com a lei e principalmente, com o consumidor.

E por conhecer o sistema judiciário brasileiro, moroso e ineficaz, dá a tranqüilidade necessária à esta empresa de lesar quem bem entender e fazer o que quiser com os consumidores, que tem que se resignar a aceitar este total descaso.

Além de termos sido prejudicados por todo dia 13, privados de comunicação telefônica para desenvolvimento de nossa atividades profissionais, fomos usurpados nos serviços de internet nos dois links Speedy que temos, ao final do dia (vide reportagem a este respeito aqui).

Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes, parceiros e amigos pela incompetência da Telefônica.

Hitoshi Hyodo

hitoshi@abctec.com.br